Concerto da Osusp terá participação de crianças da comunidade São Remo

O concerto que a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) fará no dia 26 de novembro, sábado, às 11 horas, na comunidade São Remo, vizinha à Cidade Universitária, terá a participação especial de crianças do bairro. Elas foram treinadas em oficinas realizadas nos dias 23 e 24 de novembro pelo professor Pedro Paulo Salles, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Nas cinco oficinas realizadas, que tiveram a participação de 210 meninas e meninos com idades entre 6 e 12 anos, o professor Salles brincou com as crianças, mostrou instrumentos musicais utilizados em orquestras – como o contrabaixo, o violino e a viola –, falou sobre ritmo e melodia e ainda ensinou uma música, que será cantada pelos menores durante a apresentação da orquestra.

O Jornal da USP acompanhou uma das oficinas, realizada no dia 24 de novembro. Nela, o professor deu a cada criança um instrumento e formou uma orquestra improvisada. Como numa orquestra profissional, havia grupos de cordas, de sopros e de percussão. Salles ainda convidou uma das crianças para reger o conjunto.

Crianças participam de atividade com o professor Pedro Paulo Salles, do Departamento de Música da ECA - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Fonte: Jornal da USP