SONS, CÂMARA,

GRAVAÇÃO!

Desde o início de 2021 a OSUSP vem realizando e lançando webséries em suas redes sociais, como forma de manter-se atuante frente ao distanciamento com o público. O Café do Intervalo, em que músicos da orquestra nos convidam a conhecer detalhes de seus instrumentos, é um programa de formato rápido e descomplicado, bem ao estilo que o nome da série sugere. Aprofundando o tema e dando voz à história dos músicos, o Happy Hour da OSUSP apresenta depoimentos e narrativas em primeira pessoa da trajetória musical dos instrumentistas.

Valorizando o perfil universitário da orquestra, a OSUSP Debates, série mensal de transmissões ao vivo em que especialistas discutem temas presentes no ambiente da música de concerto, já abordou questões como a presença feminina e o envelhecimento dos músicos nas orquestras sinfônicas.

A mais nova das séries, Música no Campus, teve início em junho, insere a participação de músicos em solos ou pequenas formações dentro do ambiente universitário. Valorizando o fazer musical nos espaços da universidade, a orquestra reocupa os espaços da instituição ressignificando o sentido musical presente neles.

nossa história

Fundada em 1975, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo – OSUSP desempenha relevante papel no contexto universitário e no Estado de São Paulo.

Com ampla programação que inclui concertos sinfônicos e camerísticos, a OSUSP está presente não só nas salas de concerto, mas também nos vários campi e em unidades de ensino e institutos especializados ligados à Universidade de São Paulo.

Nestes 46 anos de existência, realizou turnês nacionais e internacionais, lançou oito álbuns, organizou concursos de composição, participou de montagens de óperas e se apresentou com alguns dos mais celebrados regentes e solistas do Brasil e do mundo.

O grande prestígio alcançado pela OSUSP durante sua trajetória fez com que em 2006 conquistasse o Prêmio Carlos Gomes de “Melhor Orquestra do Ano”. Sua temporada anual de concertos consiste em apresentações regulares em diferentes salas, com diversas formações e repertórios.

A Orquestra é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e tem como objetivos principais divulgar a música sinfônica e de câmara, inovar em propostas educacionais e artísticas, estimular a formação de público e, sobretudo, promover a interação entre o saber produzido na Universidade de São Paulo e a sociedade.

Temporada 2021

Câmara na Campus

Café do Intervalo

Happy Hour da OSUSP

Estude com a OSUSP

OSUSP 45 ANOS!