Concertos da OSUSP prometem formações e repertórios singulares para o mês de março

A Sinfônica da USP dá início a série Música na BBM e apresenta concerto de inauguração do Órgão da Catedral Evangélica de São Paulo e concerto pela série Sala São Paulo

Neste mês a programação da Orquestra Sinfônica da USP tem início com estreia da série de música de câmara na sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo). Nesta ocasião, o Quarteto de Flautas, integrado por alunos da USP e pelo primeiro flautista da OSUSP, se apresenta no dia 15, sexta-feira, às 12h30. Obras de F. Kuhlau (1786-1832), E. Koehler (1849-1907), E. Bozza (1905-1991) e J. Castérède (1926-2014) integram o repertório desta apresentação. A série de concertos de música de câmara da OSUSP é gratuita e aberta ao público, mesmo sem vínculo com a USP.

No dia 23, sábado, às 20h, a Osusp apresenta concerto especial em comemoração aos 85 anos de fundação da USP, inaugurando um órgão de tubos que servirá a comunidade da Universidade, aos estudantes de música e ao público em geral. O concerto ocorre na Catedral Evangélica de São Paulo (R. Nestor Pestana, 152 – Consolação, São Paulo). Sob a regência da maestrina Valentina Peleggi, a apresentação conta com a participação do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e solos de José Luís de Aquino, ao órgão. No concerto,  obras de Johann Sebastian Bach, George Friedrich Händel e Camille Saint-Saëns. O reitor da USP Vahan Agopyan salienta a importância deste evento dizendo que “A instalação do instrumento, na área central da cidade de São Paulo, contribuirá para a formação de futuras gerações de organistas. Servirá não somente para a prática dos alunos de órgão, mas também para o desenvolvimento e ampliação da prática de repertório dos cursos de Música, tais como regência e canto coral, regência orquestral, música de câmara, entre outros”.

Na semana seguinte, sábado, dia 30, a Osusp realiza concerto especial com a participação da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicação e Artes  da USP (OCAM ECA/USP), em mais uma apresentação da série de concertos na Sala São Paulo, o maestro Gil Jardim é convidado para reger este encontro. Obras de John Adams (1930), André Mehmari (1977) e Maurice Ravel (1875-1937) integram o repertório desta festiva ocasião que terá como solista o pianista, arranjador e compositor André Mehmari. Ingressos a partir de R$15,00. Adquira já o seu pelo link www.osusp.byinti.com

O público poderá conferir o Ensaio Aberto para o concerto da Sala São Paulo na sexta-feira, 29, às 12h30 no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. Nesta ocasião parte do repertório a ser apresentado no sábado, na Sala São Paulo, será executado. Realizados mensal e gratuitamente no horário do almoço, essas apresentações são abertas a todos os interessados, mesmo sem vínculo com a USP. Os ensaios abertos trazem informações adicionais e comentários dos integrantes da orquestra e dos músicos convidados, enriquecendo a experiência musical e fornecendo novos elementos para todos os que apreciam música ou desejam se aprofundar no assunto, promovendo, assim, maior aproximação entre o público e a música de concerto. Imperdível!

Temporada 2019

Série de Música de Câmara na BBM
Quando | Sexta-feira, às 12h30 (15/03, 26/04, 31/05, 28/06, 16/08, 20/09, 25/10, 29/11)
Onde | Rua da Biblioteca, 21 – Butantã, São Paulo – SP

Inauguração do Órgão da Catedral Evangélica de São Paulo

Quando | Sábado, às 20h (23/03)
Onde | R. Nestor Pestana, 152 – Consolação, São Paulo – SP

Centro de Difusão Internacional da USP

Quando | Sextas-feiras, 12h30 (29/03, 14/06, 23/08, 27/09, 11/10, 01/11 e 13/12).

Onde | Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Cidade Universitária, São Paulo – SP

Série Sala São Paulo

Quando | Sábados, 21h (30/03, 20/04, 18/05, 15/06, 24/08, 28/09, 12/10, 02/11 e 14/12)

Onde | Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP