Estréia da série de música de câmara da OSUSP é realizada no mês de março com apresentação especial do Quarteto de Flautas

O concerto será realizado na sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin em apresentação gratuita e aberta a toda comunidade

Neste mês a programação da Orquestra Sinfônica da USP tem início com estreia da série de música de câmara na sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin  (Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo). O concerto é gratuito e aberto à toda comunidade interna e externa à USP. Reserve esta data e não perca essa grande apresentação!

O Quarteto de Flautas Multifônico se apresenta no dia 15, sexta-feira, às 12h30. Neste concerto da série BBM, a OSUSP busca reafirmar a sua missão educacional ao unir profissionais e alunos de música através de parceria entre OSUSP e CMU/USP, estreitando as relações de cooperação entre os organismos do campus que se dedicam à Cultura e às Artes, como formas indissociáveis do saber pleno que norteiam a eterna busca por excelência no ambiente da universidade.

No programa, a primeira obra a ser executada é O Moldávia de B. Smetana (1824-1884) com arranjo de Guy du Cheyron de Beaumont. Trata-se de um arranjo sobre o poema sinfônico “O Moldávia” do compositor nacionalista tcheco Bedrich Smetana advindo do ciclo de seis poemas intitulado Ma Vlast (Minha Pátria). A seguir: Grande Quarteto, Op. 103 em mi menor  do compositor dinamarquês F. Kuhlau (1786-1832), nesta obra a primeira flauta assume um papel de maior proeminência com muitos solos. O programa prossegue com o Grande Quarteto, Op. 92 (1904) de Ernesto Koehler, compositor e flautista italiano de Modena, que foi considerado um dos melhores flautistas de sua época e escreveu mais de cem obras para o seu instrumento, entre estudos, duetos e solos. Em seguida, o quarteto executa a Jour D’été À La Montagne de Bozza, compositor francês do século XX, com expressiva produção para música de câmara, notadamente para instrumentos de sopros. Bozza nos remete a cenas no campo com esta obra de caráter bucólico e que explora muito bem as nuances do instrumento. E, por fim, o público ouvirá Flûtes en Vacances de Castérède, importante compositor francês moderno que consegue, nesta obra, descrever diferentes humores que os flautistas expressam através da paleta de timbres de seu instrumento.

Orquestra Sinfônica da USP – OSUSP

Cameratas OSUSP – Temporada 2019

Série de Música de Câmara na BBM
Quando | Sexta-feira, às 12h30 (15/03, 26/04, 31/05, 28/06, 16/08, 20/09, 25/10, 29/11)