Temporada 2018 OSUSP: contará com convidados internacionais e repertório mesclando o inovador e o consagrado

Programação 2018 será exibida na Sala São Paulo e também inclui apresentações gratuitas
nos campi da USP em São Paulo e interior

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo – OSUSP lança sua programação para o ano de 2018 com abertura no sábado, 03 de março, às 21h, na Sala São Paulo. Sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, a OSUSP interpreta a abertura de O Franco-Atirador de Carl Maria von Weber, seguida do Concerto para Piano nº 19 de Mozart com solos de Eduardo Monteiro para o instrumento, e na segunda parte a Sinfonia nº 3 em Fá Maior de Johannes Brahms. Na sexta-feira, às 12h30, parte do programa será apresentado gratuitamente em ensaio aberto no Centro de Difusão Internacional da USP.

Lúcia Sartorelli, diretora executiva da OSUSP destaca que a temporada foi construída buscando manter os princípios que nortearam a programação do último ano. “As apresentações foram de muito sucesso, por isso estamos dando continuidade às principais séries de concertos, com destaque à combinação de obras consagradas com repertório inovador e grandes maestros e solistas”, relata.

Acerca dos repertórios a serem executados na Série Sala São Paulo, que compõem a Temporada OSUSP 2018 sob a curadoria do Prof. Dr. Eduardo Monteiro, será possível apreciar ainda o classicismo vienense de Haydn, Mozart e Beethoven em abril, com o maestro Luís Otávio Santos, especialista em interpretação historicamente orientada, tendo como solista o spalla da OSUSP, Cláudio Micheletti. Em maio, Luís Gustavo Petri contará com solos do harpista russo Sasha Boldachev e da flautista brasileira Claudia Nascimento, interpretando o Concerto para Flauta e Harpa de Mozart. Nesse mesmo concerto apresentará a Sinfonia No. 2 de Carl Nielsen, obra injustificadamente pouco presente em nossas salas de concerto. Stefan Geiger e Benedict Kloeckner, regente e solista alemães, apresentarão, em junho, um repertório inteiramente dedicado ao século XX: Ravel, Shostakovitch e Stravinsky.

A Série Sala São Paulo abrirá o segundo semestre com o maestro uruguaio Nicolás Pasquet interpretando o famoso Prélude à l’après-midi d’un Faune, de Debussy, que em 2018 completa 100 anos de falecimento. Fábio Cury, professor do Departamento de Música da ECA-USP e um dos grandes fagotistas da atualidade, será o solista. Em setembro a OSUSP recebe o maestro Roberto Tibiriçá e o CORALUSP em programa que inclui a célebre Sinfonia do Novo Mundo de Dvorák. O regente suíço Johannes Schlaefli, que já foi convidado da OSUSP em outras oportunidades, virá em novembro e terá como solista a violista norte-americana Jennifer Stumm, que desenvolve importante carreira internacional.

A temporada da Série Sala São Paulo se encerrará em dezembro com o maestro Marcelo Lehninger regendo a Grande Missa em dó menor de Mozart, com a participação do Coro Contemporâneo de Campinas.

SOBRE AS OUTRAS SÉRIES:

A OSUSP continuará a realizar ensaios abertos no Centro de Difusão Internacional da USP nas sextas-feiras que antecedem os concertos na Sala São Paulo. Segundo a diretora Sartorelli o caráter didático estimulou o público. “Esses ensaios, além de gratuitos, passaram a atrair ao longo do último ano uma grande quantidade de interessados no caráter didático das apresentações, pois os músicos e convidados fornecem explicações e contam curiosidades sobre obras e autores, permitindo uma melhor apropriação musical por parte do público”, destaca.

Outra ação que permanece em 2018 é a Série Música na BBM, que apresenta repertórios camerísticos novos e consagrados na sala de música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
Haverá ainda, ao longo do ano, turnês pelos diversos campi da USP, participação na programação do 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão e na Série de concertos Matinais, realizada pela Fundação OSESP.

Toda a programação da OSUSP pode ser consultada no site www.osusp.prceu.usp.br e por meio de sua página no facebook @SinfonicaUSP.

 

ASSINATURAS:

A partir de 19 de fevereiro abre-se o prazo para renovação e aquisição de assinaturas. Os planos de assinaturas da Temporada 2018 contemplam os concertos que ocorrem na Série Sala São Paulo ao longo do ano.

De 19 a 23 de fevereiro, das 12h às 17h, na sede da administração da OSUSP, ou pelo email: sinfonica.finan@usp.br. Já para novos assinantes o período de aquisição de assinaturas se dará a partir de 26 de fevereiro de 2018.

Assinaturas e/ou ingressos avulsos também podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br ou através do email: sinfonica.finan@usp.br.

Ao se tornar um assinante OSUSP você garante seu lugar nos concertos da Temporada 2018, recebendo os ingressos, de acordo com o plano adquirido, antes do início da Temporada.

Fundada em 1975, a OSUSP é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e tem como objetivos principais divulgar a música sinfônica e de câmara, inovar em propostas educacionais e artísticas, estimular a formação de público e, sobretudo, promover a interação entre o saber produzido na Universidade de São Paulo e a sociedade.

 

Serviço:
Orquestra Sinfônica da USP – OSUSP
Temporada 2018
Informações: sinfonica@usp.br | (11) 3091 3000 | www.osusp.prceu.usp.br

 

Sala São Paulo
Sábados, 21h (dias 03/03, 07/04, 12/05, 09/06, 04/08, 01/09, 10/11, 08/12)
Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Ingressos a partir de R$ 30,00 – vendas pelo site www.ingressorapido.com ou através do email sinfonica.finan@usp.br

Centro de Difusão Internacional da USP
Sextas-feiras, 12h30 (dias 02/03, 06/04, 11/05, 08/06, 03/08, 31/08, 19/10, 09/11, 07/12).
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Butantã, São Paulo – SP
GRÁTIS

Música na BBM
Quintas-feiras, 12h30 (dias 01/02, 15/03, 19/04, 17/05, 21/06. 16/08, 20/09, 22/11).
Rua da Biblioteca, s/n – Butantã, São Paulo – SP
GRÁTIS[1] [2]

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial