16 de agosto de 2021

OSUSP no Ar

Rádio USP

Na primeira sexta-feira de cada mês, às 21h

Tudo o que acontece na Orquestra Sinfônica da USP, em um programa mensal na Rádio USP

Um programa dos bastidores da orquestra, cheio de conversas com os músicos

Lançamento de obras inéditas e gravações históricas

93,7 FM na Grande São Paulo
107,9 FM em Ribeirão Preto

Ao vivo também pela internet

PROGRAMA IX - sexta, 6 de maio de 2022, às 21h

Ola, ouvintes da Rádio USP e do OSUSP no AR: neste programa ouviremos obras dos nossos tempos!  Os tempos modernos, o contemporâneo. Desafios para nós instrumentistas e para vocês nossos ouvintes - estamos diante de novas formas de escrita musical, de um uso diferenciado dos instrumentos tradicionais, do uso da voz falada mesclada com voz cantada, maior quantidade de dissonâncias, linhas melódicas menos cantantes, entre  outras várias experimentações. Convidamos a todos a todas para esta jornada!! Vamos ??

Ouça o programa nos links abaixo:

PROGRAMA VIII - sexta, 1° de abril de 2022, às 21h

Queridos ouvintes da Rádio USP e fãs do OSUSP no Ar, nesta edição o sarau faz um mergulho pelos concertos de Brandemburgo, através da escrita musical de Johann Sebastian Bach e da magia de Bruce Haynes - que com sua sabedoria permitiu este intercâmbio, este passeio pelo tempo - um encontro entre o período Barroco, século XVIII e o século XXI. Os 12 concertos foram gravados, pela Orquestra Sinfônica da USP, no segundo semestre de 2021, em nosso palco - no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus USP-Butantã, com a OSUSP, seus instrumentistas solistas, Alessandro Santoro na direção musical e no cravo, e os solistas convidados, Cesar Villavicencio e Paula Calegari - nas flautas doce.

Ouça o programa nos links abaixo:

PROGRAMA VII - sexta, 4 de março de 2022, às 21h

Nesta edição, o nosso encontro é dedicado às mulheres - conversando, trocando ideias, fazendo confissões e muita música!! A Orquestra Sinfônica da USP, como fez questão de frisar o professor Fábio Cury no programa de fevereiro, tem sido pioneira em muitos aspectos, e segue nesta postura de abrir caminhos e incentivar reflexões e ações sobre temas urgentes. Assim, a participação das mulheres na temporada 2022, FACES do BRASIL, será ainda mais expressiva.

CONVERSAS com Gizele Salles, Cássia Carrascoza, Silvia de Lucca e Vana Bock.

INTÉRPRETES: Gizele Sales ( oboé), Ana Carolina Sacco ( piano), OSUSP, Maestro Ronaldo Bologna, Cynthia Priolli ( piano), Cássia Carrascoza ( flauta), Vana Bock ( violoncelo), Daniel Grajew ( piano), Maestro Carlos Moreno, Celso Viáfora, Pedro Viáfora e muitos outros em participação muito especial!

COMPOSITORES E OBRAS: Aboio para oboé e piano de Osvaldo Lacerda; Decidido - 1o movimento da Seresta para Piano e Orquestra, de Camargo Guarnieri; Mãos Dadas, de Cássia Carrascoza; Frevo da Suite Brasileira para violoncelo e piano, de André Mehmari ; Colar de Pérolas, de Silvia de Lucca e A Vida Vi, de Celso Viáfora e seu filho Pedro Viáfora.

Ouça o programa nos links abaixo:

PROGRAMA VI - sexta, 4 de fevereiro de 2022, às 21h

Neste encontro retomamos, nos blocos 1 e 2, as nossas memórias, com um passeio pela linha do tempo da OSUSP - desta vez, através do período que cobre os anos entre 2012 e 2015, quando tivemos os jovens Ricardo Bologna e Wagner Polistchuck como nossos regentes principais! No bloco 3, com o professor Fábio Cury, uma breve análise de uma gestão que se encerra e do que foi planejado com competência e propriedade para temporada de 2022: FACES DO BRASIL - tema este que já é o fio condutor do encontro desta noite, na medida em que a musicalidade brasileira está presente do início ao fim desta nossa hora de conversa!

CONVERSAS: com Ricardo Bologna, Wagner Polistchuk e Fábio Cury

INTÉRPRETES: nossa OSUSP, Karin Fernandes ( piano), Gabriel Marin ( viola) e os regentes: Ricardo Bologna, Wagner Polistchuk e Camargo Guarnieri

COMPOSITORES E OBRAS:
Guerra Peixe - Mourão
Camargo Guarnieri, canções: Dança de Negros, Canto de Trabalho e Tanguinho que integram a obra “Homenagem à Fructuoso Viana para piano e cordas”
Camargo Guarnieri : Gingando ( 3.o movimento) da obra “Seresta para piano e orquestra de Câmara”
Camargo Guarnieri: Cômodo ( 1.o movimento) do “Choro para piano e orquestra”
Camargo Guarnieri: Jocoso do “Concerto para Orquestra de Cordas e Percussão
Guerra Peixe: Bilhete de um Jogral para viola sozinha

Ouça o programa nos links abaixo:

PROGRAMA V - sexta, 7 de janeiro de 2022, às 21h

Nesta quinta edição do OSUSP no AR, começamos ouvindo a Sonata para violino e piano, nº 5 opus 24 de Beethoven, também conhecida como Sonata Primavera, em interpretação de Claudio Micheletti e Cristian Budu a convite da OSUSP. Seguimos com Vivaldi: dele ouviremos o Concerto em Do Maior, RV433 para Piccolo e cordas, com solo da flautista da OSUSP Paula Vastano. No terceiro bloco, ouviremos o Choro- Canção da Suite Brasileira para violoncelo e piano de André Mehmari pelas mãos e arte de Vana Bock (violoncelista da OSUSP) e Daniel Grajew (pianista convidado).

CONVERSAS: com Paula Vastano e Alba Bonfim

INTÉRPRETES: nossa OSUSP, Claudio Micheletti ( violino), Cristian Budu ( piano), Paula Vastano ( flautim), Daniel Grajew ( piano), Vana Bock ( violoncelo), Alba Bonfim ( regência)

COMPOSITORES E OBRAS:
Beethoven - Sonata para Violino e Piano, n.o 5 opus 24 de Beethoven, também conhecida como Sonata Primavera
Vivaldi - Concerto em Do Maior, RV433 para Piccolo e Cordas
André Mehmari - Choro Canção para Violoncelo e Piano
Carlos Gomes - Burrico de Pau

Ouça o programa nos links abaixo:

PROGRAMA IV - sexta, 3 de dezembro de 2021, às 21h

No programa deste mês a palavra é  confraternizar! As parcerias da OSUSP com diversos órgãos artísticos da USP. Conversas com o jovem doutorando João Batista de Brito Cruz e com os compositores e grandes músicos Magda Pucci e Gabriel Levy. Temos também o diretor artístico do Coralusp: Eduardo Fernandes.

Os intérpretes desta edição são, além da própria OSUSP, a OCAM, o CORALUSP e o Comunicantus da ECA/USP, que interpretam obras de Camargo Guarnieri - Toada à Moda Paulista; Gilberto Mendes - Alegres Trópicos - uma festa na mata atlântica; Gabriel Levy e Magda Pucci - Rapsódia Cobra Canoa; e Johann S. Bach - Jesus Alegria dos Homens.

Agradecimentos a todos os que possibilitaram que a edição 4 do OSUSP no Ar chegasse até vocês, nosso público e nossos fãs!
Gratidão a Lucia Sartorelli ( diretora osusp 2017), maestro Gil Jardim ( diretor artístico e regente titular da OCAM), Marco Antonio Ramos ( regente do Comunicantus 2017/2018), Professor Doutor Silvio Macedo ( diretor do Coralusp 2017), Professora Doutora Luciana Sayure ( diretora Coralusp 2020/2021), Eduardo Fernandes ( diretor artístico Coralusp), Márcia Hentschel ( diretora artística em 2017 e atualmente vice diretora do Coralusp), todos os regentes e preparadores do Coralusp, Fábio Cury e Cassia Carrascoza ( direção OSUSP), a toda equipe PRCEU. Agradecimento especial às equipes técnicas e administrativas de todos os órgãos envolvidos nos trabalhos que serão apresentados bem como aos convidados especiais de Rapsódia Cobra Canoa. Gratidão também ao meu colega, Newton Carneiro que topa, com alegria e generosidade, tornar realidade todas as minhas ideias!!!

Viva a Música! Viva o Som!!! Feliz Natal e um maravilhoso 2022 para Tutti e para nossa USP!!!

Mayra Moraes

Ouça o programa nos links abaixo:

PROGRAMA III - sexta, 5 de novembro de 2021, às 21h

No terceiro episódio do nosso programa na Rádio USP (93,7 FM): OSUSP no Ar, com apresentação de Mayra Moraes, contamos com a  incrível participação do compositor Paulo C. Chagas e suas experiências de música telemática e abrimos nossas ações da Celebração da Consciência Negra do mês de novembro com a obra de José Xavier. Temos ainda o Scherzo da 4a Sinfonia de Schumann, as calorosas cordas da OSUSP no Adágio de Samuel Barber e para encerrar o 3.o movimento do Concerto Carioca n.o 2 - Radamés Gnatalli. Estas últimas gravações dos tempos em que Ligia Amadio foi nossa regente titular e esteve conosco como nossa convidada! As gravações de Lígia foram realizadas ao vivo e às vezes vocês escutarão um ruído ou outro, mas a força e a emoção que delas emanam… sem retoques e feitas de um só fôlego nos fazem perdoar um barulhinho ou outro!!!

Ouça o programa nos links abaixo:

PROGRAMA II - sexta, 1° de outubro de 2021, às 21h

Apresentamos o segundo episódio do nosso programa na Rádio USP (93,7 FM): OSUSP no Ar!

A violinista e grande parceira, Mayra Moraes, estará à frente do bate-papo sobre Bach, Beethoven e Villa-Lobos. O programa conta também com a participação de Fábio Cury, Cristian Budu e Sergio Schreiber. Mas calma lá: a conversa se dará num formato pra lá de diferente!

Além disso, iremos revisitar um período bem especial da história de nossa orquestra no bloco Memórias da OSUSP, em que o Maestro Carlos Moreno era nosso regente titular!

Tá preparado pra tanta coisa boa? Acesse o programa abaixo:

PROGRAMA I - sexta, 3 de setembro de 2021, às 21h

No programa de estreia, a apresentadora Mayra Moraes conta sobre as origens da Orquestra ao som das Danças Brasileiras, de Camargo Guarnieri, maestro fundador da OSUSP

O programa traz também o lançamento da gravação do Concerto para Viola e Cordas, Radamés Gnatalli, gravado pela OSUSP no último dia 30 de julho, com regência de Natália Larangeira e solo de Iberê Carvalho

Na primeira conversa entre os músicos, a violinista Mayra Moraes recebe o violista Newton Carneiro. A apresentadora do programa e o autor da trilha sonora e responsável pela montagem do OSUSP no Ar conversam sobre como foi o desafio de montar um programa para a rádio e a busca do formato que representa tanto a OSUSP quanto a arte do fazer musical.

Ao final, uma homenagem especial com a Abertura Concertante, com a OSUSP sendo regida pelo maestro Ronaldo Bologna, em gravação de 1995 para o CD comemorativo dos 20 anos da Orquestra.

Ficha Técnica

Idealização: Fábio Cury e Mayra Moraes
Apresentação: Mayra Moraes
Trilha sonora e Montagem: Newton Carneiro
Assistente de Produção: Tiago Cesquim

Realização - OSUSP
Apoio - Rádio USP e Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo